1. Defina o que é História?
2. Construa a linha do tempo e as categorias.
3. Leia o texto Complementar “A Ditadura do Relógio” página 15 e explique a
diferença entre o tempo do relógio e o tempo da natureza.
4. O que significa dizer que o relógio transformou o tempo em uma mercadoria
5. Para compreender a História, é necessário interpretar documentos e registros que
foram deixados por uma sociedade em determinado tempo e local. Conceitue as
palavras e expressões a seguir:
· Documentos históricos – de exemplos.
· Fonte oral
· Tempo histórico
· Tempo cronológico
· fotos
6. Qual a diferença entre Evolucionismo e Criacionismo?
7. Estabeleça uma relação entre os Paleolíticos e Neolíticos.
8. A Pré-história está dividida entre?
9. Explique a origem do homem americano (ler texto “a origem do homem americano”
página 34-35)
10. Trace uma linha do tempo para a civilização do antigo Egito.
11. Por que Mesopotâmia é considerada o berço de civilizações?
12. Mesopotâmia em grego quer dizer?
13. Pesquise sobre o Código de Hamurábi.
14. Mesopotâmia é hoje que país? Como é a atual situação política, econômica, social e
cultural desse país? P. 57
15. Explique a importância da polis para o desenvolvimento político da Grécia?
16. Caracterize as sociedade de Esparta e Atenas estabelecendo as principais diferenças
entre elas.
17. Qual a importância das mulheres na sociedade Ateniense? E na sociedade espartana,
elas desempenhavam o mesmo papel?
18. Faça uma pesquisa sobre a música “mulheres de Atenas” de Chico Buarque e
relacione com as mulheres atuais p. 77
19. como era a democracia nas cidade-Estado na Grécia?s projetos de reforma agrária
se arrastam pelo mundo desde o século I a. C. No Brasil, a idéia também não é
nova. O que tem sido feito pelo governo brasileiro para resolver os conflitos de
terra? Justifique. P. 91
20. Indique e comente quatro elementos da Antiguidade greco-romana presentes ainda
hoje no mundo ocidental. P. 92
21. Os movimentos migratórias que ocorreram na Europa ocidental, entre o século IV e
o VII, foram uma das razões que provocaram a fragmentação do Império Romano.
Além disso outros fatores contribuíram para quebrar a unidade romana. Aponte
mais dois elementos que ajudam a entender a crise romana.
22. Dentre os povos que migraram para o antigo Império Romano do Ocidente, os que
mais se destacaram foram os germânicos. Caracterize o estilo de vida política,
econômica, social, cultural e religiosa dos germânicos.
23. Conceitue as seguintes palavras ou expressões:
· Vassalo.
· Suserano.
· Senhor feudal.
· Feudalismo.
24. Hoje vivem, na Europa ocidental, mais de 25 milhões de imigrantes, em geral
provenientes de regiões afetadas por crises socioeconômicas e políticas, como
África, Ásia, América Latina e Leste Europeu. Hoje, no entanto, enfrentam o
racismo e a xenofobia, fatos que desafiam a convivência entre os povos no
continente.
· Faça uma pesquisa sobre as razões que movem os europeus a agirem de
forma preconceituosa contra os imigrantes. P. 106
25. Quais as razoes que motivaram as migrações no Brasil e no mundo? P. 26
26. No Oriente Médio, em uma península árida banhada pelo Oceano Índico e pelo Mar
Vermelho, nasceu o islamismo, resultado das pregações e dos ensinamentos de
Maomé.
· Conceitue islamismo
· Estabeleça a diferença entre os termos árabe e muçulmano.
· Cite a principal característica religiosa comum entre o islamismo, o
judaísmo e o cristianismo.
· Cite os cinco principais pilares do islamismo contido no Corão
· A contribuição dos árabes para o desenvolvimento científico, a literatura, a
música, a arquitetura e os costumes.
· Existe na sua cidade ou Estado uma mesquita ou grupo de seguidores do
Islã.
· Elejam um grupo para fazer um painel que ilustre com imagens relacionadas
ao tema e exponham os resultados na sala de aula. P. 117
27. Observe com atenção os mapas da páginas 110 e 113 e responda:
· Identifique os dois documentos que apresentam os fundamentos políticos e
religiosos do islamismo.
· Qual continente concentra hoje a maior população de muçulmanos? Em qual
continente o islamismo tem pouca penetração? P. 117
28. Explique as principais diferenças entre xiitas e sunitas. P. 117
29.
30. Sugestão: elejam alguns colegas para entrarem em contato com a comunidade
islâmica ou mulçumanos para uma palestra na escola. Podem conversar com o
Professor Eduardo (Diretor) que é Palestino, para um momento de conversa sobre
seu País de origem.
31. Qual o objetivo histórico que o Império Bizantino se propôs a seguir? (Leia na p.
124 e 124 o texto “ao sul do Danúbio”)
32. Explique o que é Cisma? Onde se deu? Quais os países envolvidos?
33. Na Baixa Idade Média que inovações técnicas ocorridas na agricultura? P. 137
34. Elabore uma ficha sobre as cruzadas
· O que foram as cruzadas e quais seus objetivos
· Quem as organizou
· As principais cruzadas (um pequeno resumo de cada uma)
· Grupos sociais que delas participaram
· Dificuldades enfrentadas pelos cruzados
· Resultados que elas promoveram
35. Faça uma linha do tempo referente a Guerra dos Cem Anos, assinalando outros
eventos importantes que tenham ocorrido na França entre 1337 e 1453
36. Qual era a situação do Portugal enquanto franceses e ingleses se enfrentavam na
Guerra dos Cem Anos?
37. Releia os textos que introduzem o capítulo 13. os dois primeiros apresentam a visão
das elites, de épocas diferentes, sobre os camponeses. O Terceiro texto traz dados a
respeito da divisão atual de terras no Brasil. Responda:
· Retire dos documentos as palavras ou expressões que mostrem a opinião dos
depoentes sobre o trabalhador da terra.
· Com base do terceiro texto, A terra e os sem terra, monte uma tabela
representando a situação da propriedade no Brasil segundo o Censo
agropecuário de 1995/1996 (minifúndios, pequenas propriedades rurais,
grandes propriedades, imóveis rurais produtivos, imóveis rurais não
produtivos)
· Pesquise sobre a desigualdade social na concentração de terras no Brasil e
como os financiamentos são a nova forma de desapropriação.
38. Sugestão: um dos grupos poderia promover uma palestra sobre a situação da terra
no Brasil e no Paraná trazendo um representante dos sem terra e do INCRA
quinta-feira, 14 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
por favor pq vcs colocam as perguntas sem respostas? por favor coloquem precisamos muito,ta
ResponderExcluiragradecida;ana patricia
bjssssssssssss
coloquem respostad por favor bjusss
ResponderExcluirbah coloquem a resposta se naum o que adianta so as perguntas
ResponderExcluirtem que ser rapido eu preciso pra amanha
tksss
Sem resposta não serve de nada!!!!
ResponderExcluireu vou tirar esse saite vagabundo que so estar na net de enfeito que não serve pra nada!
ResponderExcluir